LUTHIERIA - nos primórdios...

Halston Mendes Dias, nascido em Belo Horizonte, Minas gerais, Brasil, desde adolescente teve seu interesse despertado pela música. Quando ganhou a primeira guitarra de sua irmã mais velha (a quem ele teve e tem uma enorme devoção, respeito e admiração), por volta dos 15 anos, esse interesse foi cada vez mais aumentando.


Depois de um tempo com o instrumento, esse interesse pela música, foi aos poucos se transformando em um interesse de querer saber mais sobre o instrumento (seu modo de funcionamento, sua estrutura, etc), o que culminou com uma vontade inigualável de tentar ele mesmo fazer um para si.


O começo foi ardiloso. Dificilmente alguém se dispunha a "dar-lhe uma mão". Independente disso, “Ton” não desistiu e buscou por si próprio o caminho. Alguns parentes seus do Interior do estado de Minas Gerais, Curvelo, Brasil, deram algumas “deixas” para os primeiros passos, pois estes conheciam algo de marcenaria, e já haviam trabalhado nelas. Dali começou o interesse em buscar mais informações sobre madeiras, operação em ferramentas e maquinas manuais para trabalhar com madeiras, etc, e a partir disso veio também o interesse em se informar sobre todo o processo de construção de guitarras (uma de suas maiores paixões). Não houve nenhum professor ou mestre direto. Apenas a vontade de aprender e uma facilidade para assimilar.

Aos poucos foi aprimorando seus conhecimentos sobre o campo e conhecendo cada vez mais domínios os quais a luteria perpassa (a acústica, a ondulatória, mecânica, ergonomia, funilaria, serralheria). E isso foi dando-lhe um conhecimento muito amplo de todas as etapas do processo de construção (seleção do material, cortes apropriados das peças de madeira, estado da madeira, etc), acabamento (lixamento, pintura, polimento), montagem e regulagem do instrumento.

Hoje, Ton vem buscando ganhar cada vez mais espaço dentro da luteria e das artes plásticas, pois o maior cartão de visita que ele possui é o seu trabalho, trabalho que sempre busca a primeiríssima linha quando o assunto é luthieria de eletroacústicos e esculturas em madeira no formato de entalhe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário