domingo, 20 de abril de 2014

QUADROS RUSTICOS ENTALHADOS EM MADEIRA - TON DIAS


QUADROS RUSTICOS DE MADEIRA 

Quadros entalhados em madeira





Quadros rústicos: Vemos aqui um dos belíssimos quadros entalhados em madeira feitos por Ton Dias. Este é um dos lindos quadros rusticos altamente ilustrativo no que diz respeito ao tema humano-animal. O ser humano dialoga aqui, neste quadro entalhado em madeira, com um animal muito conhecido por nós, o boi.

quadros entalhados em madeira

     Um homem cabeludo, de aparência meio "desleixada", é o elemento "central" deste quadro rústico. Pelas marcas de expressão facial, poderíamos pensar que se trata de alguém com mais de cinquenta anos de idade, desgastado pelo tempo de vida, com o cabelo meio embolado, barba não feita, lábio superior afundado (característica bastante ligada à decadência física), boca meio torta. Todos esses são símbolos ligados a uma pessoa abandonada, que não aparenta estar bem consigo mesma. Entretanto, esse homem parece, contraditoriamente, estar totalmente em harmonia e equilíbrio centralizado em meio a essas figuras bovinas do quadro entalhado em madeira. De olhos fechados, ele aparenta se encontrar em plena sintonia com os bois.

quadros rusticos

    Somos sempre condicionados a acreditar que um ser humano, para conseguir bem estar, deve estar com alguns atributos específicos. Nenhum desses elementos está presente na imagem deste homem do quadro rustico, e mesmo assim a infelicidade e o desequilíbrio parecem não se encontrar ali. O que se enxerga se enxerga neste quadro entalhado em madeira, ao contrário, é uma conexão mutual entre o ser humano e um animal que possui tendência de ser dócil e pacífico. Essa pacificidade parece estar sendo absorvida por esta figura humana, conferindo-lhe conforto e estabilidade.

 quadros de madeira

    Toda a vantagem diferencial que o homem possui em relação aos outros animais ainda pode lhe oferecer sabedoria e humildade. Sabedoria para entender que, muitas vezes, é preciso voltar o olhar em direção à vida animal, visando enxergar aquilo que realmente importa, ou seja, equilíbrio. Humildade para reconhecer que eles podem ter segredos e conhecimentos que jamais imaginaríamos encontrar ali. Essa complexidade existente no diálogo humano-animal pode ser facilmente vista neste trabalho de entalhe em madeira.

Conheçam outros quadros entalhados em madeira do artista plástico mineiro:


 quadros artisticos

 quadros decorativos para sala

 comprar quadros online

 dragão de madeira

quadros figurativos

 quadros de mulheres

 quadros de passaros

 quadros de gatos

quadros entalhados em madeira

 quadros de cavalos

                               esculturas de madeira
4 comentários:
  1. Lindos quadros Ton.

    Seu trabalho é realmente fantástico..
    Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas palavras Alexandre. Convido você a conhecer o meu endereço web: Ton Dias. Convido você também a seguir o meu blog pra se inteirar das atualizações sobre o meu trabalho. Grande abraço!

      Excluir
  2. Parabéns pelo lindo trabalho! Amei o seu Blog e ja estou te seguindo pra não perder as novidades! Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiana! Fico muito contente que tenha gostado de meu trabalho e feliz por estar seguindo meu blog. Grande abraço!

      Excluir